A quarta revolução industrial, conhecida como indústria 4.0, teve início da Alemanha em meados de 2012, envolvendo empresas, universidades e governo.
A base da indústria 4.0 se dá pela evolução tecnológica, integração dos processos e sistemas de produção cada vez mais inteligente.
Os 10 fundamentos principais da indústria 4.0
1 – Acompanhamento em tempo real
É preciso conhecer todas as etapas do processo de manufatura do produto no momento que elas acontecem na indústria, são dados e informações para análise em tempo real para a melhor tomada de decisão.
2 – Virtualização
É uma prática que permite reproduzir o funcionamento das fábricas de forma fiel no ambiente digital, até mesmo simulando o funcionamento das máquinas.
Como pode ser aplicada a todas as etapas de produção, a tecnologia torna os processos mais inteligentes, permitindo antecipar problemas rapidamente.
3 – Análise de dados e Big Data
A análise e a gestão de grandes quantidades de dados têm possibilitado a otimização de processos industriais, melhorando o consumo de energia e a qualidade de produção nas fábricas.
4 – Robótica
Na indústria 4.0, são de extrema importância a padronização e o controle dos movimentos necessários para a fabricação do produto, a qual pode ser otimizada com a utilização de robôs.
5 – Simulação
A simulação de operações de fabricação ajuda evitar prováveis erros ou até mesmo colisão de máquinas CNC. Além disso, a simulação dá uma real ideia de custos com matéria-prima, processo e tempo de manufatura.
6 – Internet das coisas (IoT)
A internet das Coisas ( Internet of Things – IoT ) consiste na conexão entre objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos através de conexões de internet.
7 – Cibersegurança
Cibersegurança é um elemento fundamental para proteger sistemas e informações de possíveis ameaças e falhas que podem vir a causar transtornos na produção.
8 – Computação em nuvem
Sistema de armazenamento de dados que permite acesso de diferentes localidades.
Cada vez mais tarefas relacionadas a produção na indústria 4.0 requerem o uso de aplicativos e dados compartilhados para além dos servidores de uma empresa.
9 – Manufatura aditiva
Também conhecida como impressão 3D, envolve a produção de peças a partir de camadas sobrepostas de material.
10 – Realidade Aumentada
Ainda pouco desenvolvida na indústria 4.0 até o momento. Vai possibilitar desenvolver protótipos de peças até o uso de óculos de realidade aumentada para a gestão e a operação de máquinas.
O ERP Para Pequenas e Médias Empresas.
Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Empresa
Instale um ERP mais eficiente, mais dinâmico, que integre todas as áreas para possibilitar que sua empresa faça mais, com menos recursos e obtenha mais resultados.
Clique aqui e saiba mais como alavancar sua empresa com o ERP Adjutor MX.