Os clientes ativos da carteira de clientes da empresa são os que representam 80% das vendas. Mas e se sua empresa tem muitos clientes inativos? Como recuperá-los?
Aprenda como fazer isso em 4 passos:
Passo 1: Identifique quem são seus clientes inativos
Realize uma análise do tempo médio de intervalo de compra de seus clientes. Em seguida determine quanto tempo sem realizar nenhuma compra vai classificar o cliente como inativo. Assim, levante dados sobre esses clientes, como a data da última compra, o produto ou serviço que era de sua preferência, por quanto tempo e qual era sua frequência de compra, além de dados demográficos, entre outros.
Lembrando que com um CRM esse processo é muito mais prático, pois todos esses dados estarão registrados no sistema.
Passo 2: Segmente esses clientes
Para ter sucesso da recuperação de clientes, a segmentação é fundamental, afinal, os clientes não são iguais e cada um possui necessidades diferentes de compra.
A segmentação vai depender do tipo de produto que sua distribuidora vende, mas você pode segmentar por:
– tempo de inatividade;
– ticket médio de compra;
– quais são os produtos de maior interesse;
– faixa etária;
– outros critérios relevantes conforme seu público.
Passo 3: Crie estratégias para cada grupo
Estude o perfil de cada grupo segmentado e planeje estratégias para alcançar cada um de forma mais adequada.
Alguns clientes serão alcançados mais facilmente por e-mail marketing, enquanto outros por mensagens SMS ou WhatsApp, se for possível, se o número de clientes inativos for pequeno, ligações também podem ser uma opção.
Além de saber qual canal usar, também é necessário saber de que forma fazer essa abordagem e o que oferecer.
Passo 4: Não esqueça do pós-venda
Após ter recuperado os clientes inativos, lembre-se de mantê-los por meio de estratégias de pós-venda, melhorando o relacionamento entre sua distribuidora e o cliente e mostrando que a satisfação do cliente é prioridade no seu negócio.
A reativação de clientes inativos é simplificada com um software ERP com CRM integrado, como o ADJUTOR MX, devido aos dados e registros completos dos clientes da sua carteira, permitindo identificar os clientes inativos e as informações necessárias para começar a estratégia de reativação.
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