Introdução
Quase metade do ano já se foi e a sensação de que a crise atual não vai passar tão logo começa a se abater sobre até mesmo os mais otimistas. Começa a ficar claro o tamanho e a profundidade do buraco em que entramos. Esta crise não tínhamos como prever e nem se preparar antecipadamente, então qual a sua estratégia a partir de agora? Força bruta não vai resolver. Se você estimou um crescimento nos negócios para este ano, é melhor você ter um bom plano. Você não vai crescer de graça este ano. Crescer na crise requer que você aumente sua produtividade. Você tem que ser capaz de fazer mais com menos. E isto começa com você e com a forma como você gere seu negócio e sua vida.
1ª Dica
Você tem que ser mais eficaz
Cada ação sua tem que produzir resultado. Eficácia tem a ver com aproveitar todas as jogadas. Sem desespero, sem desleixo, sem retrabalho. Com foco e concentração. Faça valer. Para isso sempre é bom criar métodos que ajudem a facilitar o seu desempenho independente da área que está atuando.
2ª Dica
Você tem que ser mais eficiente
Sua energia, seu dinheiro e seu tempo têm que ser gastos da melhor forma possível, não desperdice nada. Deixe de fazer tudo que não tem um motivo para ser realizado, traga cada ação para a consciência. Não se distraia. Planeje todas as etapas de seu desenvolvimento diário, com isso conseguirá ver com mais clareza todas as atividades. Comece sempre pelas atividades que não tomam muito tempo e são mais fáceis de serem aplicadas.
3ª Dica
Você tem que ter um plano
Sem um plano cuidadosamente pensado, você provavelmente vai sair do caminho e vai perder tempo voltando para ele. É claro que as circunstâncias vão te desviar do caminho mesmo com um plano, mas é mais eficiente desta forma. Sem um plano, é mais sorte que juízo. Para isso você pode montar um plano de ação anual, mensal e diário. Com todas as etapas e metas que deseja alcançar. Muitas serão alcançadas e outras ficaram para um novo momento, mas com um plano bem traçado conseguirá gerenciar e sanar as dificuldades em cada momento não perdendo
tempo em atividade que não são o foco.
4ª Dica
Você precisa ter uma boa estratégia
Para ter uma boa estratégia você precisa ter boas pessoas, bom método e boa informação. Boas pessoas para pensar, bom método para obter o melhor das pessoas e boa informação para ter certeza de que está em contato com a realidade. As estratégias devem ser bem focas nos objetivos que traçou a serem alcançados, as ações que irá executar devem ser com base na sua necessidade e na necessidade de seu produto ou serviço com o mercado de atuação. Para ser assertivo precisa concentrar esforços em todo o cenário que estão ao redor do seu negócio, e com verá as suas
necessidades. Você pode utilizar de várias ferramentas e meios para construir um panorama favorável para seu negócio, como presença on-line, redes sociais, veículos de comunicação etc.
5ª Dica
Você precisa saber executar bem
Executar bem é difícil. Sem uma estratégia que sirva de alinhamento e sem um bom método que garanta a cooperação entre as diversas áreas é mais difícil ainda. Para isso precisa estar alinhado com as outras 4 etapas, para que todo o processo possa ser executado do início ao fim e possa colher os frutos de uma jornada de sucesso. E não tenha medo de se reinventar. Este é um excelente momento para se diferenciar, seja por custo ou por atributos superiores. Não fique ansioso com a crise, com os obstáculos, anos difíceis são bons para quem é gestor, pois mostra o quanto forte e dedicado é você em mudar o mundo. Sucesso e espero que tenha sido uma boa leitura.
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Márcio Santos Novi Sistemas