Você sabia que a Curva ABC é uma ferramenta que auxilia a identificar métricas importantes para toda empresa, tais como: quais os produtos mais vendidos, quais os clientes com maior relevância que geram mais faturamento e outros.
A Curva ABC realiza cálculos que mostram a realidade, que mostram uma visão geral sobre vários cenários da empresa.Com um ERP profissional é possível visualizar a Curva ABC através de gráficos e relatórios.
Como funciona a Curva ABC:
Curva A
Normalmente uma quantidade de clientes que representa 20% de todos os clientes da empresa são os clientes que normalmente representam 80% do faturamento, são os que exigem maior atenção.Outro exemplo são os produtos que estão na curva A que devem ter uma boa gestão do estoque pois eles representam 80% da demanda de vendas.
Curva B
Nessa categoria 30% dos clientes ou produtos correspondem a 15% do total do faturamento, com nível médio de importância.
Curva C
Composta pelos últimos 5% do acumulado e 50% dos itens ou clientes. Embora tenham um percentual elevado quantitativo, representam pouco das receitas da empresa e por isso estão no nível mais baixo de atenção.
A Curva ABC pode ser bem utilizada na gestão do estoque de produtos acabados e matérias-primas dando uma visão efetiva das necessidades de ter produtos essenciais no estoque e também de descartar os produtos que ficam parados no estoque.
O software de Gestão ADJUTOR MX oferece de forma simples e eficiente várias comparações ABC para ajudar a ter melhores resultados.
Novi Sistemas