Investir em uma boa gestão financeira é vital para seu negócio. Apesar do ritmo acelerado do dia a dia, investir em uma gestão financeira de qualidade é um fator decisivo para o sucesso ou fracasso do seu negócio.
Confira abaixo 4 hábitos que você deve evitar para manter suas finanças em ordem:
1 – Não fazer o planejamento financeiro
O planejamento financeiro é indispensável pois através dele as receitas e as despesas da sua empresa são projetadas e você pode visualizar suas pretensões de faturamento, gastos, investimentos e lucros e planejar a melhor forma de utilizar os recursos.
Para iniciar seu planejamento, você precisa conhecer a condição do seu negócio. Uma dica é realizar o balanço patrimonial, que é uma demonstração contábil que apresenta a posição financeira e econômica da sua empresa.
Depois, comece a sua planilha de planejamento, anotando tudo que você pretende faturar ao longo de um período.
O próximo passo é construir um plano de vendas, saber quais são suas fontes de receita, sua precificação, quais são seus canais de distribuição.
Por fim, planeje o que vai ser gasto ao longo de um período, incluindo os gastos recorrentes e os gastos extras.
2 – Não calcular o lucro por produto/serviço
É importantíssimo calcular a margem de lucro por produto/serviço, pois dessa forma você pode direcionar estratégias para potencializar os produtos que geram mais lucro e melhorar o resultado dos produtos menos lucrativos.
3 – Não fazer o fluxo de caixa
O fluxo de caixa apura e projeta o saldo disponível da empresa para que sempre exista capital de giro na empresa para aplicar e até realizar gastos e investimentos, assim possibilitando acompanhar a situação financeira do seu negócio.
Para iniciar um bom fluxo de caixa, comece uma planilha e divida-a em duas colunas:
– Contas a pagar: são as obrigações financeiras que a empresa possui. Como por exemplo:
Salários, internet, impostos, fornecedores, entre outras.
– Contas a receber: valores a serem recebidos no mês. Exemplo: vendas à vista, vendas a prazo, etc.
– Analisando as vendas à vista, tenha como base a média diária das vendas realizadas, considerando os meses mais fortes e mais fracos de vendas.
4 – Não se informar sobre educação financeira
Antes de acelerar seu negócio, certifique-se de conhecer as noções básicas de educação financeira, pois é essencial para que empreendedores gerenciem suas finanças adequadamente e tenham sucesso nos seus negócios.
—–/—–
O ERP Para Pequenas e Médias Empresas.
Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Empresa