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4 passos para recuperar os clientes inativos da sua empresa

4 passos para recuperar os clientes inativos da sua empresa

Os clientes ativos da carteira de clientes da empresa são os que representam 80% das vendas. Mas e se sua empresa tem muitos clientes inativos? Como recuperá-los?

Aprenda como fazer isso em 4 passos:

Passo 1: Identifique quem são seus clientes inativos

Realize uma análise do tempo médio de intervalo de compra de seus clientes. Em seguida determine quanto tempo sem realizar nenhuma compra vai classificar o cliente como inativo. Assim, levante dados sobre esses clientes, como a data da última compra, o produto ou serviço que era de sua preferência, por quanto tempo e qual era sua frequência de compra, além de dados demográficos, entre outros.

Lembrando que com um CRM esse processo é muito mais prático, pois todos esses dados estarão registrados no sistema.

Passo 2: Segmente esses clientes

Para ter sucesso da recuperação de clientes, a segmentação é fundamental, afinal, os clientes não são iguais e cada um possui necessidades diferentes de compra.

A segmentação vai depender do tipo de produto que sua distribuidora vende, mas você pode segmentar por:

– tempo de inatividade;

– ticket médio de compra;

– quais são os produtos de maior interesse;

– faixa etária;

– outros critérios relevantes conforme seu público.

Passo 3: Crie estratégias para cada grupo

Estude o perfil de cada grupo segmentado e planeje estratégias para alcançar cada um de forma mais adequada.

Alguns clientes serão alcançados mais facilmente por e-mail marketing, enquanto outros por mensagens SMS ou WhatsApp, se for possível, se o número de clientes inativos for pequeno, ligações também podem ser uma opção.

Além de saber qual canal usar, também é necessário saber de que forma fazer essa abordagem e o que oferecer.

Passo 4: Não esqueça do pós-venda

Após ter recuperado os clientes inativos, lembre-se de mantê-los por meio de estratégias de pós-venda, melhorando o relacionamento entre sua distribuidora e o cliente e mostrando que a satisfação do cliente é prioridade no seu negócio.

A reativação de clientes inativos é simplificada com um software ERP com CRM integrado, como o ADJUTOR MX, devido aos dados e registros completos dos clientes da sua carteira, permitindo identificar os clientes inativos e as informações necessárias para começar a estratégia de reativação.

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