A análise de concorrência é uma das principais atividades que as empresas precisam realizar para se manterem competitivas no mercado. Afinal, será por meio dela que a empresa terá mais dados com relação ao seu segmento para saber qual a melhor estratégia para seguir e assim poder se destacar.
Com o avanço da tecnologia, esses processos podem ser realizados de forma mais fácil . Através de sistemas e até mesmo da internet, as informações chegam cada vez mais rápido e se tornam uma das principais maneiras de traçar melhores estratégias para gerar melhores oportunidades de negócio.
A importância de analisar a concorrência
Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing e autor de grandes obras literárias sobre o assunto, afirmou em um de seus livros que o sucesso de uma organização não depende só das características dos seus negócios, mas também de superar os pontos fortes do concorrente.
Ao analisar os concorrentes, por exemplo, é possível descobrir novos modelos de negócio e, a depender da situação, passar a utilizá-los em sua linha de produção. Já em outros casos, isso pode promover a inovação, fator relevante para a maioria dos consumidores na hora de suas escolhas ao olhar para empresas que investem em práticas mais modernas.
Outro grande motivo para analisar toda a concorrência é evitar que ocorra a monopolização de uma indústria, o que ocasionaria em barreiras para o surgimento de novas empresas, elevando os custos pois será somente essa organização que irá definir os preços sem olhar para outros concorrentes e pouca inovação tecnológica devido a “falta de necessidade” em crescer.
Maior rotação no estoque, novos clientes, aumento da visão do negócio, atualização de mercado e o desenvolvimento do mercado são outras vantagens que a análise de concorrência proporciona.
Como realizar a análise de concorrência?
Existem diversas formas de fazer a análise de concorrência. No entanto, o primeiro passo é definir quem de fato são os seus concorrentes, pois, dessa forma, o mapeamento será mais assertivo. Em seguida, será necessário identificar os pontos de melhoria de sua indústria, como tamanho, atendimento aos clientes e o nível dos produtos vendidos.
Ouvir os clientes também deve ser uma prática recorrente. Dessa forma sua empresa identifica o que o público avalia na hora de fazer a compra e encontra as lacunas que os concorrentes não estão preenchendo na experiência de compra.
Produtos vendidos, preços, o que é divulgado nas redes sociais, bem como as estratégias de marketing digital e na linha de produção são outros pontos que merecem atenção na hora analisar os concorrentes.
Uma análise bem feita demanda tempo, mas certamente apresentará grandes resultados, principalmente se o gestor pensar a longo prazo. Além disso, periodicamente ela deve ser atualizada para saber se houve alguma alteração ou algo novo.
- Análise SWOT
Muitas empresas adotam uma metodologia de pesquisa conhecida como análise SWOT ou FOFA. Esse método é responsável por identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, sendo essa última fazendo referência direta aos concorrentes, sazonalidade, normas regulamentadoras e atualizações ambientais, sanitárias e trabalhistas.
Para a sua indústria, esse método de pesquisa irá auxiliar em estratégias cada vez mais assertivas, identificando todos os pontos de melhoria da indústria, bem como a possibilidade de fortalecimento no mercado e revisão de todos os processos produtivos.
Como um ERP é uma vantagem competitiva?
Com a utilização de um ERP, será possível criar uma vantagem competitiva através da organização da produção e da gestão administrativa, financeira, fiscal e tributária da indústria. Dessa forma, sua indústria irá funcionar de maneira mais organizada e sistêmica, produzindo com mais eficácia que os concorrentes.
Ao utilizar o sistema de gestão, todos os dados são centralizados em um único lugar, o que facilita uma comunicação entre todos os setores, auxiliando assim na tomada de decisões. O aumento da produtividade e a redução de custos são outros benefícios proporcionados.
Além disso, o sistema promove a redução de erros, o que é um diferencial competitivo e permite que a indústria tenha um posicionamento melhor, assegurando assim a permanência no mercado a longo prazo. Isso só ocorre devido a capacidade que o ERP tem de atender as necessidades de cada setor, como contabilidade, vendas, estoque, linha de produção, etc.
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