É preciso conhecer cada etapa da geração de leads na indústria. Dentro de cada uma delas existem processos que podem facilitar a sua aplicação. Confira agora 11 dicas para facilitar a geração de leads na indústria.
Mas primeiramente, o que é um lead?
Os leads são contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa.
1. Crie ofertas de conteúdos envolventes
Produzir conteúdo de qualidade é realmente importante para sua estratégia de marketing.
Não há maneira melhor de apresentar uma oferta do que fornecer conhecimento antes para seus possíveis clientes.
O objetivo das ofertas é fazer com que os seus visitantes digam sim. No meio industrial, geralmente, são utilizados e-books ou infográficos relacionados aos serviços ou produtos que a empresa oferece.
É importante que esses itens ajudem os seus clientes a realizar os seus trabalhos. Use as dicas abaixo para criar ofertas de valor.
2. Use o gatilho da escassez
Quando a oferta é limitada, a demanda aumenta. Esse é o princípio da oferta e demanda, que mostra que a escassez cria medo e senso de urgência nas pessoas, e essa característica é vantajosa para o marketing. A escassez tem uma influência psicológica sobre as pessoas e faz com que elas desejem muito o que não é suficiente para todos.
A escassez pode ser utilizada em relação ao tempo. Por isso, muitos comerciais oferecem ofertas por tempo limitado, onde o cliente precisa comprar logo, antes que o prazo termine. E a escassez pode ser também por quantidade limitada, ou seja, poucas pessoas podem ter acesso aquele determinado serviço. Assim, a oferta se torna exclusiva e mais desejada.
3. Use a prova social
As pessoas tendem a copiar uns aos outros, ainda que não percebam, assim, podem fazer parte de tribos e comunidades sociais. Por isso, quando é mostrado que outras pessoas estão participando de determinada oferta, ela se torna valiosa. Assim, é importante mostrar o número de pessoas que estão participando de uma oferta, através de uma prova social.
Existem algumas formas de mostrar às pessoas os números da sua oferta. Por exemplo, através de webinars, que mostram a quantidade de pessoas participando, ou então através das redes sociais, onde é possível ver o número de pessoas que seguem e interagem com a empresa.
4. Aproveite as tendências
Sempre saem assuntos variados na mídia, em que a maioria das pessoas falam sobre ele. Alguns desses assuntos podem ter temas relacionados com os seus produtos, por isso, aproveite as tendências do momento e utilize esse assunto nas chamadas da sua oferta. Você vai atrair um grande número de pessoas.
5. Crie ofertas para diferentes etapas de compra
O objetivo da geração de leads na indústria é que todos eles façam compras. Porém, nem todos estão preparados para levar o seu produto assim que se deparam com as suas estratégias de marketing. Por isso, é importante desenvolver diferentes ofertas em diferentes ciclos de compra.
Um lead que acabou de conhecer a área de atuação da sua empresa costuma ter interesse em peças informativas como e-books ou guias. Já um lead que está mais inteirado do assunto pode estar interessado em mais informações sobre a sua empresa. Por isso, crie ofertas para todas as fases e analise sempre os dados coletados.
6. Combine a mensagem
Os títulos referentes ao CTA e a sua Landing Page precisam ser claros, porque do contrário, pode confundir o visitante e a sua estratégia para geração de leads pode não funcionar.
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CTA ( sigla para call-to-action), Chamada para a ação =
Uma CTA é uma chamada em forma de texto, imagem ou botão, com o objetivo de comandar uma ação. Por exemplo, um texto indicando um local para clicar e baixar um arquivo.
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Landing Page: A Landing Page, diferente das páginas comuns de sites, é uma página especializada com informações sobre uma oferta específica e um formulário para adquirir essa oferta.
7. Aposte no layout das suas Landing Pages
O layout das suas Landing Pages deve ser impactante, porém, limpos. Livres de distrações, como as abas do seu site. O objetivo delas é coletar informações básicas do visitante, como nome e e-mail. Aposte em elementos eficazes na sua Landing Page.
O objetivo de uma Landing Page é converter visitantes em leads, por isso, elas são extremamente importantes no processo de geração de leads na indústria. Dessa forma, é preciso equipá-la com itens específicos e necessários para gerar esses resultados. Esses itens são:
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Título e subtítulo
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Breve descrição da oferta
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Pelo menos uma imagem de suporte
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Formulário para capturar o seu lead industrial
8. Enfatize os benefícios da oferta
Deixe claro todos os benefícios da sua oferta de forma explícita na sua Landing Page. Isso inclui não apenas a lista do que compõe a sua oferta, mas também, transmita o valor dela através das copys escritas pela página, como títulos e CTAs. Por exemplo, ao invés de dizer “o produto tem velocidade tal”, diga “ aumenta a velocidade da sua atividade em até 50%”.
9. Incentive o compartilhamento social
Inclua botões que permitam que os clientes compartilhem os conteúdos e ofertas da sua empresa nas redes sociais. Quanto mais compartilhada a sua oferta for, mais pessoas chegam à sua página, mais formulários serão preenchidos e mais sucesso terá as suas estratégias para geração de leads na indústria.
10. Menos é mais
Um maior número de páginas é bom, porém elas precisam ser minimalistas. Em relação a simplicidade delas, menos é mais. Uma página muito elaborada, e com muitas informações tende a distrair o visitante e, consequentemente, diminuir as chances dele preencher o formulário e se tornar um lead.
11. Automatize a geração de leads na indústria
Gerar leads no meio industrial pode não parecer uma tarefa fácil e muitos ainda não aderiram a esta ideia por uma série de questões.
No entanto, com tantas transformações acontecendo, sobretudo em relação ao marketing digital, torna-se cada vez mais importante investir em formas escaláveis de negócio.
Desta forma, uma lista de leads é um ativo extremamente poderoso e que pode transformar uma indústria. Se você ainda não gera leads, infelizmente está deixando dinheiro sobre a mesa.
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