O que é produção industrial?
O processo de produção industrial é um método de produção que cria bens por meio da combinação de matérias-primas, utilizando uma fórmula específica e seguindo etapas bem definidas. É praticado em empresas que produzem grandes quantidades de bens, tais como alimentos, bebidas, petróleo, gasolina, produtos farmacêuticos, químicos, plásticos, entre outros.
O processo de produção industrial pode requerer uma conversão térmica ou química, seja com calor, tempo ou pressão, além de depender do fluxo de etapas sequenciais, ou seja, com a conclusão de uma etapa se conduz ao início da etapa seguinte. É por isso, que as indústrias dependem de ferramentas de rastreio e programação e de software para manter a máxima eficiência operacional.
Qual a importância da indústria?
Quando um país é industrializado, ele tende a ter uma economia mais equilibrada. Isso porque quanto maior é o investimento nessa área, maior será a produção. O que, por sua vez, gera mais empregos e, consequentemente, renda. Incentivando, com isso, o consumo – que faz com que a gente reinicie o ciclo.
Além disso, quando a produção interna é alta, as necessidades de consumo são supridas. Reduzindo, assim, as importações e aumentando as exportações.
Portanto, temos como as principais vantagens do segmento industrial:
-
Geração de emprego, melhorando a vida da população;
-
Crescimento da economia como um todo;
-
Aumento do consumo interno;
-
Desenvolvimento tecnológico.
A importância da produção industrial ágil e eficaz
Uma boa produção industrial é sinônimo de qualidade e agilidade. A produtividade na indústria, nesse sentido, representa a eficiência em relação à produção no parque fabril e nos demais processos administrativos que impactam no aumento da geração de produtos.
Ou seja, o conceito de produtividade da indústria está diretamente ligado ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para fazer mais, em menos tempo e com a mesma qualidade.
Para gerar essa produtividade, as indústrias devem investir em diversos fatores, como mão de obra qualificada, especialização dos profissionais, investimento em equipamentos, novas tecnologias e matérias-primas.
Etapas do processo de produção industrial
Etapa 1: Fase inicial de planejamento
A empresa recebe do cliente o plano dos produtos e as especificações de qualidade; elabora-se, na sequência, uma proposta para o método de fabricação e o calendário global. Com base nessa informação, calcula-se uma estimativa aproximada dos custos. Depois de fazer isso e de tratar quaisquer outras questões, considera-se a viabilidade da fabricação do produto proposto numa escala comercial.
Etapa 2: Fase de desenvolvimento do produto
Após estabelecer a viabilidade do projeto, determina-se as especificações do produto com mais detalhe, trabalhando na concepção e fabricação dos moldes, bem como na seleção e obtenção das máquinas e ferramentas de processamento necessárias.
Etapa 3: Protótipo de produção/avaliação
Com base nos planos de produto e especificações de qualidade recebidos do cliente, bem como nas especificações do produto e planos de fabricação do produto determinados na fase de desenvolvimento, é produzido um protótipo. Estabelece-se, então, se o produto cumpre os padrões de qualidade exigidos. Repete-se esse processo de desenvolvimento, produção de protótipos e avaliação até que o produto atinja o padrão de qualidade exigido.
Etapa 4: Planeamento da produção de protótipos comerciais
Para construir uma linha de fabricação que possa produzir eficazmente produtos de alta qualidade, realiza-se uma simulação para propor um desenho e layout de fabricação pertinente.
3 dicas essenciais para fazer uma boa gestão da produção industrial
1. Faça um roteiro de produção
Planejamento é a palavra-chave para obter uma boa gestão de produção industrial.
O roteiro é ideal para definir tarefas, equipamentos, tipo de maquinário, reuniões, espaços, metas e outros aspectos. Assim você consegue diagnosticar e otimizar fluxos, definir a produção, capacidade, armazenamento, disponibilidade de materiais, demandas e facilitar todo o processo gerencial da indústria.
2. Tenha atenção ao estoque
O estoque pode dizer muito sobre sua produção. Entenda como está a demanda, se precisa realizar mais compras ou não, e se há necessidade de acelerar ou diminuir a produção.
Esse item é importante para evitar falhas, atrasos e prejuízos financeiros, uma vez que estoque parado significa perda de dinheiro e maior custo operacional.
3. Escolha materiais de qualidade
Um bom gestor sabe avaliar o melhor custo-benefício para o seu negócio. Portanto, de nada adiantará equipamentos, processos e materiais baratos se eles não são efetivos e de qualidade. Também é importante investir em recursos tecnológicos e inovadores.
Com equipamentos ruins, há maiores chances de a produção ser prejudicada com falhas, produtos com defeitos, problemas operacionais e até paralisação do trabalho. Isso certamente custará mais caro à companhia, que precisará arcar com os custos dos reparos e também com o prejuízo financeiro que isso trará.
Portanto, na hora de escolher os equipamentos, procure por empresas fornecedoras e parceiras que são especialistas no assunto, com conhecimento de mercado e que oferecem os melhores materiais.
—-/—–
O ERP Para Indústrias
Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Indústria