Importância da gestão de estoque
O estoque tem um papel fundamental para o sucesso da empresa e é preciso estar atento às suas mercadorias, para descobrir se haverá uma queda no giro do estoque e qual será o comportamento de compra de seus clientes, para adaptar sua empresa aos novos hábitos de compras das pessoas.
Uma boa gestão de estoque:
-
Controla as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria;
-
Equilibra compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria;
-
Permite a classificação dos produtos com a Curva ABC, que tem como conceito a ideia de que em geral, 80% das consequências são influenciadas por somente 20% das causas, assim possibilitando verificar quais os produtos de maior impacto;
Dica: A gestão do estoque é muito mais eficaz quando feita através de um Software de gestão ERP Industrial.
Clique aqui para saber mais sobre o software.
Como colocar na prática a gestão de estoque na sua fábrica de uma forma eficiente?
1. Identifique e agrupe
Seu ponto de partida deve ser um processo de identificação e divisão em grupos e subgrupos, como por exemplo: grupos de materiais, tipos de aplicação, origem dos materiais, fabricantes, ou seja, é fundamental olhar para o nível de relevância e aplicabilidade destas estratificações. Não crie estruturas muito complexas e nem codificações muito longas, isso torna o processo pouco operacional e dificultará a aplicação do mesmo.
2. Crie locais e endereçamentos dos itens
Locais: almoxarifado
Endereçamento: posições dentro do almoxarifado como corredores e prateleiras.
Quando você organiza os itens dessa maneira, a separação e movimentação são facilitadas. Dessa forma, o tempo é economizado na movimentação e assim a eficiência operacional aumenta, diminuindo também o custo de fabricação.
Itens críticos que vencem no tempo ou que não podem ser misturados, devem ser agrupados e identificados como “lotes”, isso permitirá uma movimentação e uma rastreabilidade mais precisa desses materiais no chão de fábrica.
3. Classifique os materiais em ABC
A Curva ABC serve para organizar e categorizar os produtos vendidos por um negócio. Com essa estratégia é possível ver quais produtos são os mais vendidos e menos vendidos, ou seja, é uma estratégia para analisar o faturamento da fábrica com base na venda de produtos. Os produtos são classificados em 3 grupos: A, B e C.
O que cada grupo representa?
A: produtos que representam 80% das vendas, maior demanda
B: produtos que representam 15% das vendas, demanda intermediária
C: produtos que representam 5% das vendas, baixa demanda
Neste processo é comum encontrar o seguinte dado estatístico: 20% dos produtos representam 80% do valor financeiro movimentado em estoque e os 80% restantes representam apenas 20% do valor financeiro movimentado (regra de pareto).
Continuando com a linha de raciocínio, para os 20% dos produtos que são “A”, devemos aplicar 80% dos esforços para controle do estoque dos mesmos e para os demais 80% restantes, aplicamos somente 20% dos esforços. Então na realidade, temos que controlar de forma mais rígida somente os 20% dos materiais presentes na gestão de estoque.
Estabelecendo a curva ABC na gestão de estoque da sua fábrica, o gestor consegue acompanhar as demandas, priorizar mercadorias na hora da compra e repor somente o que é realmente necessário para venda.
A forma mais prática e completa para gestão da sua fábrica
O ERP ADJUTOR MX é um software de gestão industrial profissional que possui funções de Business Inteligence para controlar seu estoque, possibilitando visualizar a curva ABC de acordo com o estoque da sua fábrica e oferecendo muitas outras análises gráficas para ter uma visão geral do negócio.
Além disso, o sistema se adapta a realidade de estoque da sua fábrica, proporcionando o controle de estoque na medida certa, sem deixar faltar ou ter estoque em excesso.
Clique aqui para saber mais sobre o software ERP completo para sua indústria.
—-/—–
O ERP Para Indústrias
Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua fábricaInstale um ERP mais eficiente, mais dinâmico, que integre todas as áreas para possibilitar que sua empresa faça mais, com menos recursos e obtenha mais resultados.
>> Clique aqui e saiba mais como alavancar sua indústria com o ERP Adjutor MX.<<