O que é um ERP industrial?
Um ERP é um sistema de gestão capaz de integrar todas as informações e processos de um negócio em um banco de dados centralizado. Assim, ao invés de usar planilhas e sistemas diferentes para cada setor, você usará uma ferramenta única, um sistema para indústria que consegue integrar todas as áreas e setores do seu negócio.
A partir do uso do ERP, é possível, portanto, controlar a movimentação dos insumos produtivos, emitir notas fiscais, gerenciar todos os custos, ter uma visão mais abrangente da produção, avaliar o desempenho das equipes comerciais etc.
O ERP funciona como um banco de dados centralizado dos inúmeros processos do seu negócio – e, justamente por isso, oferece a possibilidade de analisar os dados em tempo real, medindo a produtividade e a lucratividade.
MRP e MRP II
Quando você começar a pesquisar por sistemas para indústria poderá se deparar com as siglas MRP e MRP II – que são ferramentas voltadas ao gerenciamento de materiais em uma indústria.
Diferentemente de um comércio que compra e revende produtos, as indústrias compram matérias-primas e transformam em produtos acabados. Esse processo traz uma complexidade ainda maior à gestão de estoques e os sistemas MRP ajudam a resolver isso projetando, no futuro, a necessidade de compras e produção de acordo com inúmeros fatores, como demandas previstas, matérias-primas disponíveis etc.
Alguns sistemas, além dos materiais, também gerenciam a capacidade das máquinas e demais equipamentos da indústria, permitindo ao gestor avaliar de uma maneira macro se o seu maquinário tem capacidade para atender as demandas produtivas.
Vantagens da automação dos processos industriais com o ERP
A automação industrial tem como objetivo aplicar tecnologias como o ERP para otimizar todos os processos de fabricação, permitindo o avanço na produtividade e reduzindo possíveis falhas e retrabalhos, além de diminuir esforços humanos.
Confira algumas das vantagens abaixo:
Informações
O sistema de gestão ERP, ao automatizar todas as informações, permite, tanto ao gestor, como também aos colaboradores, acesso mais rápido e prático, mesmo estando em outro local, como fora da instituição, de modo totalmente seguro.
Produtividade
Nesse caso a automação por meio do ERP ajuda na eliminação de desperdício de matéria-prima, permitindo maior volume de produção.
Redução de Custo
Ao investir no sistema de automação, a gestão verá logo de início o quanto a solução contribui com a redução dos custos desnecessários e ainda permite um retorno mais rápido dos lucros.
Mais segurança
Por meio da automação dos processos industriais, tanto a fábrica quanto a linha de produtividade se tornam mais eficientes. Isso acontece porque atividades de riscos, exaustivas e repetitivas, são direcionadas à máquina interligada ao sistema de ERP.
Produtos com mais qualidade
Devido à automação, as falhas humanas são reduzidas. Por esse motivo, é aumentada a qualidade dos produtos e evitado o desperdício de matéria-prima.
Como funciona um ERP para indústria?
Um ERP para indústria é dividido em diferentes módulos, cada qual voltado ao gerenciamento de uma parte específica da sua empresa. Esses módulos são interligados entre si, o que torna mais simples ter acesso a relatórios precisos e também cruzar dados e informações, até mesmo automatizando algumas tarefas.
Alguns dos módulos que podem estar presentes em um ERP industrial são:
1) Gestão da produção:
Permite o planejamento dos recursos produtivos por meio do MRP e MRP II, produção contínua, etc., verificação do quanto a indústria está usando dos recursos disponíveis, rastreamento por etapa de produção para visualizar em qual etapa do roteiro estão localizadas as ordens de produção, controle total dos fluxos e movimentações de estoque,, controle das matérias-primas;
2) Gestão de compras:
Gerencia o relacionamento com os fornecedores, realiza pedidos eletrônicos em função do estoque e do giro de produtos, faz cotação online dos produtos, confere os pedidos de clientes em uma única operação, entre outros;
3) Gestão de vendas:
Ajuda a acompanhar o desempenho das equipes comerciais, gerencia o limite de crédito para os clientes e auxilia no aumento da rentabilidade;
4) Gestão de CRM:
Gerencia o relacionamento com clientes, fornecedores e outros públicos de interesse da sua indústria, ajudando a melhorar o marketing.
5) Gestão financeira e contábil:
Fluxo de caixa, controle da inadimplência, DRE, margem de contribuição, ciclo financeiro e operacional, ponto de equilíbrio, escrituração fiscal, SPED fiscal e contábil, eSocial, NF-e/SAT, NFC-e e NFS-e.
—-/—–
O ERP Para Pequenas e Médias Empresas.
Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Empresa