Estamos em uma era tecnológica e as indústrias estão passando por um grande avanço, o que chamamos de Indústria 4.0. No artigo de hoje veremos como a automação de vários processos alavanca as fábricas com a tecnologia de alto nível. Vamos lá?
Primeiramente, vamos entender o objetivo da Indústria 4.0. A Indústria 4.0 visa transformar a produção com mais autonomia e inteligência. Portanto vamos ver o que é a Indústria 4.0.
O que é Indústria 4.0?
Quando falamos de Indústria 4.0, o principal a se lembrar é da automação industrial e tecnologia de ponta, como por exemplo Inteligência Artificial, Internet das Coisas, entre outras. Com isso, a indústria experimenta uma digitalização dos processos e um aumento de produtividade e eficiência. Através dessa gestão automatizada, é possível experimentar o controle em tempo real dos processos e uma visibilidade mais eficiente de tudo que está acontecendo.
Como a Indústria 4.0 é marcada pela tecnologia avançada, vamos analisar as principais tecnologias presentes nesse modelo industrial.
Tecnologias presentes na Indústria 4.0
Inteligência Artificial
Mais do que nunca, estamos passando por um tempo no qual a IA está predominando. No ramo industrial não é diferente. A Inteligência Artificial faz um completo aproveitamento das informações que são geradas em todos os setores da fábrica. Dessa forma, é possível ter mais visibilidade dos processos, além de contar com uma maior automação dos processos e até mesmo ter uma previsibilidade confiável sobre o andamento da produção.
Manufatura Aditiva
Trata-se da fabricação de objetos a partir de objetos a partir de um desenho digital, em que é feita a sobreposição das camadas de material através de uma impressora 3D.
Sistemas de gestão
O sistema de gestão é fundamental pois serve de base para implementação das outras tecnologias. Por controlar todas as áreas da fábrica, desde a produção até o financeiro, o sistema de gestão é essencial para realizar a integração de todas as áreas, áreas estas que estão em integração com diversas tecnologias. Sistemas ERP como o ERP ADJUTOR MX proporcionam uma gestão integrada que otimiza a eficiência e organiza toda a fábrica.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) diz respeito aos objetos físicos conectados a softwares, sensores e outras tecnologias visando fazer uma conexão e troca de dados com outros sistemas e dispositivos através da internet. A variedade desses dispositivos é grande, indo de objetos para uso doméstico até ferramentas aprimoradas de uso industrial.
Computação em Nuvem (Cloud Computing)
A computação em nuvem trata-se dos serviços ofertados pela rede em que o acesso é feito conectando-se à internet. Portanto, a nuvem (cloud) é o espaço em que provedores de serviços hospedam softwares, dados e até mesmo aplicativos.
Robótica avançada
O nome já diz tudo, mas tratam-se de dispositivos que atuam em grande parte de forma autônoma e interagem com os ambientes e as pessoas. Os robôs proporcionam uma amplitude cada vez maior de serviços e são flexíveis e cooperativos para os processos do dia a dia da fábrica.
Também existem outras tecnologias presentes na Indústria 4.0, como Cibersegurança, sistemas de simulação, Big Data, Digital Twin.
Certamente a Indústria 4.0 veio para ficar e será cada vez mais aprimorada. Com as tecnologias otimizando os processos industriais, muitos benefícios são vivenciados. Alguns dos benefícios são aumento da produtividade, mais integração e flexibilidade na fábrica, encurtamento de prazos, mais segurança e maior competitividade no mercado. Não fique de fora, certifique-se que sua fábrica está atualizada para se manter competitiva no mercado.
—-/—–
O ERP Para Indústrias
Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Indústria