Os departamentos de produção e logística são fundamentais em uma empresa, pois é através deles que o negócio tem mais qualidade, economia e agilidade em seus processos, assim adquirindo vantagem competitiva.
A melhor forma de alcançar isso é com o PCP.
O que é PCP?
PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção. Trata-se de um sistema de gestão operacional, em que o empresário consegue gerir sua operação industrial.
O objetivo do PCP é definir todos os recursos operacionais, contando com funções de planejamento, programação e controle.
No planejamento são determinados quais produtos serão produzidos e quando.
Na programação são definidos os recursos que serão utilizados do início ao fim do fluxo de produção.
No controle é realizado o monitoramento para fazer correções de possíveis erros e/ou desvios.
Como aplicar o PCP na minha indústria?
Para começar a implementar o PCP, é importante conhecer as 6 etapas fundamentais, veja a seguir:
1. Previsão da demanda
Nessa primeira etapa é feita a previsão da demanda dos produtos e garantido o estoque completo de insumos e materiais, assim podendo dimensionar a produção corretamente e incluir também os recursos humanos necessários.
2. Planejamento da capacidade de produção
Nesta etapa já temos as informações de previsão da demanda em mãos e então é possível checar a capacidade de produção da empresa, ou seja, analisar se está tudo adequado à demanda prevista ou se é necessário algum ajuste.
3. PAP – Planejamento Agregado da Produção
Nesta etapa é definida a melhor estratégia para a empresa com base no volume de produção, estoques, fornecedores, gastos logísticos, funcionários, dentre outros.
O PAP é um documento anual, mas a empresa deve atualizá-lo mensalmente.
4. PMP – Programação Mestra da Produção
O PMP determina a forma como os planos de produção são operados em curto prazo, a partir de análises e direcionamento de recursos, para que a indústria produza a quantidade certa para suprir as demandas.
O PMP é mais detalhado do que o PAP, pois considera tanto a previsão de demandam quanto os pedidos feitos e as solicitações de compra e produção.
5. PDP – Programação Detalhada da Produção
Na PDP é definido como será o dia a dia da empresa e todos os procedimentos, envolvendo a gestão dos materiais, emissão e liberação de ordens de produção (OPs) e o sequenciamento das mesmas.
6. Controle da produção
A última etapa é para acompanhamento e análise de todo o processo, conferindo se tudo está acontecendo conforme o planejado, assim possibilitando a correção de erros. Nessa etapa é possível identificar gargalos, estimar prazos e otimizar a tomada de decisão através de dados realistas do processo.
Quais as vantagens do PCP?
Com o PCP, as pequenas e médias indústrias podem ser muito mais produtivas e eficientes, principalmente ao usar um sistema de gestão de produção que ajuda o gestor da fábrica a resolver diversas questões complexas, como as citadas a seguir:
- Como saber a real capacidade de produção da sua indústria;
- Como controlar a quantidade do que se é produzido;
- Como comprar a quantidade de matéria certa e na hora certa;
- Quais gargalos precisam ser resolvidos para melhorar a eficiência;
- Como integrar o processo de venda com a produção para atender as demandas com eficiência;
- Como aproveitar melhor a capacidade dos recursos produtivos, entre outros.
As indústrias que fazem planejamento, controle, acompanhamento e análise da produção por meio do PCP têm muito mais autonomia e segurança em todas as etapas da produção, garantindo o melhor uso dos recursos disponíveis sem perder a qualidade dos produtos.
PCP e ERP ADJUTOR MX alavancando sua indústria
PCP já é ótimo, mas PCP integrado no ERP é melhor ainda. O ERP ADJUTOR MX conta com o método de produção, que é aprovado por dezenas de indústrias com a organização da fábrica em três etapas: a demanda gerada (PCP), as ordens de produção aprovadas e os apontamentos das operações de cada produto.
—–/—–
O ERP Para Pequenas e Médias Empresas.
Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Empresa
Instale um ERP mais eficiente, mais dinâmico, que integre todas as áreas para possibilitar que sua empresa faça mais, com menos recursos e obtenha mais resultados.
>> Clique aqui e saiba mais como alavancar sua empresa com o ERP Adjutor MX.<<